Sobre o projeto

O projeto Recantar Caruaru busca resgatar as relações afetivas do cidadão de Caruaru com suas músicas. Vem participar com a gente. Conhece alguma música ou história sobre a cidade? Parceria do curso de Comunicação Social (UFPE) – Campus Agreste com a Empresa Pernambuco de Comunicação (TV Pernambuco) e a produtora Vertigo.

Projeto da UFPE, em parceria com a TV Pernambuco, conta histórias de músicas caruaruenses

Caruaru é citada em muitas canções e o Recantar Caruaru vai contar um pouco sobre essas memórias

Desde o mês de junho, os professores do Núcleo de Design e Comunicação (NDC) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Amilcar Bezerra, Diego Gouveia e Rodrigo Barbosa e estudantes do curso de Comunicação Social desenvolvem pesquisas e começam a trabalhar no “Recantar Caruaru”. O projeto tem como principal objetivo produzir um experimento transmídia, incluindo uma série de programas especiais para TV, perfis e páginas em redes sociais on-line e aplicações na cidade com uso de QR Code, com estímulo a participação do público a partir de dispositivos móveis e de mídias locativas em torno de canções que falem sobre Caruaru.

Existem muitas canções cujos versos citam a cidade, o que faz de Caruaru uma das cidades mais cantadas do mundo. As memórias sobre essas canções serão contadas e cantadas numa série de programas especiais que serão produzidos para TV Pernambuco e exibidos próximo ao aniversário da cidade no ano que vem. Enquanto isso, as redes sociais já estão sendo utilizadas para convocar a participação de moradores que queiram contar suas histórias com músicas que falam sobre Caruaru. Também, há conteúdos que falam sobre a história da cidade com suas ruas e personagens.

A partir de uma pesquisa sobre essas canções, será empreendida uma busca por histórias e personagens que estão por trás das composições, no intuito de garimpar fragmentos de memória afetiva sobre a cidade e tornar mais palpáveis e conhecidas, com a ajuda da população, as diversas visões sobre Caruaru expressas nos versos.

Artistas da região serão convidados para executar novas versões das canções selecionadas e conversar sobre elas. Hoje, a cena musical do Agreste atravessa uma excelente fase, com talentosas revelações de peso, a exemplo de Almério Feitosa, Isabela Moraes, Gabi da Pele Preta e outros artistas que vêm despontando nacionalmente. Tais artistas darão visibilidade ao projeto e estimularão o público a participar falando de suas experiências com lugares e situações retratados nas canções ou mesmo de sua relação com a própria canção. A produtora caruaruense Vertigo é parceira da iniciativa e vai atuar na captação de imagem e som, além de orientar o processo de edição.

As potencialidades desta parceria entre música e audiovisual ainda não foram desbravadas pelas TVs locais a não ser em iniciativas esporádicas. Nossa proposta é realizar uma produção sistemática com estratégias transmídia. O experimento consistirá em produtos audiovisuais com conversas e execuções musicais. Esses vídeos serão a nave-mãe e a partir dele outras estratégias de transmidiação vão ser implementadas com conteúdos articulados ao portal da TV Pernambuco e também por meio do uso de plataformas como Twitter, Instagram e Facebook, interagindo dessa forma com o público aficionado por música popular em todo o país. Além da possibilidade de participar interagindo nas redes sociais e acessando conteúdos nos canais disponibilizados pelo experimento, o público será estimulado a produzir conteúdos, participando ativamente do desenvolvimento dos programas. A ideia é que o público participe no estúdio e também enviando material produzido a partir de dispositivos móveis para o projeto.

A produção de conteúdos móveis e hiperlocais se fortalece diante da cultura da convergência, que possibilita a pluralidade de produção de conteúdos locais a partir do estímulo à participação com a produção pelos usuários. O público não apenas sugere temas, mas atua e usa as plataformas on-line como um espaço de construção de conteúdos.

Outra parte do projeto é escolher pontos da cidade que são citados nas canções e criar uma experiência para que a pessoa conheça a história do local e ao mesmo tempo tenha acesso ao conteúdo audiovisual produzido neste projeto, assim como a fotos de arquivo histórico da cidade a serem pesquisadas pela produção.

Os professores Amilcar Bezerra, Diego Gouveia e Rodrigo Barbosa coordenam o projeto “Crônicas Musicais de Caruaru: produção participativa de conteúdos para TV Pernambuco a partir da integração de canais de comunicação”. Os docentes ganharam o edital 03/2018 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) que propuseram estudos, experimentos, ferramentas e soluções para a integração entre os canais públicos da TVPE, em fase de digitalização, o Portal da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), e a produção independente de conteúdo, com vistas à estruturação de novas iniciativas de democratização do direito à comunicação e negócios inovadores na região e no estado.

Facebook
https://www.facebook.com/recantarcaruaru/

Instagram
https://www.instagram.com/recantarcaruaru/

Vídeo teaser do projeto

Fotos em alta resolução
https://drive.google.com/open?id=1dR77k6rkrq46uvOjglWn6T4emVqY-YU2

UM PROJETO EM PARCERIA COM A EMPRESA PERNAMBUCO DE COMUNICAÇÃO