Carnaval de Caruaru


Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home4/rodri786/recantarcaruaru.com.br/wp-includes/formatting.php on line 2720

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home4/rodri786/recantarcaruaru.com.br/wp-includes/formatting.php on line 4819

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home4/rodri786/recantarcaruaru.com.br/wp-includes/formatting.php on line 2720

Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /home4/rodri786/recantarcaruaru.com.br/wp-includes/formatting.php on line 4819

Pouco menos de duas horas separam Caruaru de uma das maiores festas de Carnaval do Brasil, em Recife e Olinda. O destino da maioria dos caruaruenses já é certo, mas antes de caírem na folia dos bonecos gigantes, o povo de Caruaru pode contar com uma prévia carnavalesca cheia de identidade, tradição e com o gostinho de casa.


A Confraria da Sucata é um dos estabelecimentos mais antigos de Caruaru, criado em 1950 por Pedro Lourenço Vasconcelos. Ela foi repassada para o seu filho pedro Lassere, que posteriormente passou para o seu filho Byron Lasserre. O estabelecimento, que costumava reunir um público fiel para confraternizar no local, criou vínculos afetivos que posteriormente foram transformados em festa. O Bloco Confraria da Sucata surgiu em 1998, por inspiração das histórias, reuniões e festejos que a Confraria da Sucata proporcionou à Caruaru, na época, com quase 50 anos de história.

A primeira edição que reuniu de 100 a 200 pessoas, se transformou em uma festa que hoje distribui polos e palcos ao redor da Rua João Confé, em um dia de festa que traz gente de todas as cidades do Agreste. Mas, apesar de hoje ser o único festejo carnavalesco de massa em Caruaru, o Carnaval da cidade tem muita história além do Bloco da Sucata.

De acordo com Frank Junior, pesquisador Caruaruense, na década de 20, por exemplo, já existiam festividades carnavalescas em Caruaru, que só duravam até o início da noite, pois na época a cidade ainda era iluminada por lampiões. O Mestre Tota, um dos mais antigos foliões da cidade, revelou em entrevista para o Jornal Vanguarda que as festas aconteciam na rua da Matriz, Praça Henrique Pinto e rua Vigário Freire.

Também de acordo com Frank, na década de 50 o Carnaval da cidade era impulsionado por aparições de figuras folclóricas como “O Vereador Bode Cheiroso”, o “Zé Pereira”, “A Rainha do Carnaval” e o “Rei Momo”. O carnaval da cidade tinha suas figuras de autoridade, como o Rei e a Rainha da festa, que eram esperados no centro da cidade vindos de trem ou de automóvel.

Com o passar do tempo, algumas dessas tradições foram se tornando mais rasas na memória das pessoas, mas o Bloco Confraria da Sucata, todos os anos, antecede os festejos de Carnaval, relembram ao povo de Caruaru que aqui também é lugar da festa.  

Endereço:
Avenida Rio Branco.
Bairro Nossa Senhora das Dores
Caruaru – PE
55002-506

Referências: JUNIOR, Frank. Carnaval em Caruaru: Da origem aos foliões – parte 1. Disponível em: <https://medium.com/a-ponte/carnaval-em-caruaru-da-origem-aos-foli%C3%B5es-parte-1-4ef5e1e141db>. Acesso 15/04/2019.

Ayrton Hascemberg

Ayrton Hascemberg

Estudante de Comunicação Social - Centro Acadêmico do Agreste (CAA) - UFPE
Ayrton Hascemberg

Últimos posts por Ayrton Hascemberg (exibir todos)